Se você quer melhorar significativamente suas habilidades, você deve cultivar a curiosidade! Sem curiosidade, Pilates, TRX ou qualquer outro tipo de exercício acabam se tornando apenas uma rotina sem sentido.
Ser curioso sobre o seu método de exercício escolhido irá mantê-lo animado, pois cada treino será único e com suas particularidades. O que você está interessado em fazer hoje? Você está curioso sobre o porquê de seu quadril direito ficar estalando quando você faz um exercício no Reformer? Por quê você tem câimbra nos dedos cada vez que você estica seu pé? Curiosidade sobre o porquê e quando essas coisas acontecem vai levar você a exploração, a descoberta e, finalmente, o domínio de novas competências.
Veja o esquema abaixo:
- CURIOSIDADE resulta em EXPLORAÇÃO
- EXPLORAÇÃO resulta em DESCOBRIMENTO
- DESCOBRIMENTO resulta em PRAZER
- PRAZER resulta na REPETIÇÃO
- REPETIÇÃO resulta em DOMÍNIO
- DOMÍNIO resulta em NOVAS COMPETÊNCIAS
- NOVAS COMPETÊNCIAS resultam em CONFIANÇA
- CONFIANÇA resulta em AUTO-ESTIMA
- AUTO-ESTIMA resulta em SEGURANÇA
- SEGURANÇA resulta em MAIS EXPLORAÇÃO
Este esquema, na verdade, é sobre o desenvolvimento cerebral em crianças, mas pode ser válido para alunos de Pilates e de qualquer outra atividade física. Todos estes elementos são coisas que os instrutores devem buscar para seus alunos. Isto pode acontecer na medida em que os alunos conseguem descobrir a alegria da liberdade na articulação do quadril, na amplitude de movimento do seu ombro, na melhora da postura, entre outras sensações.
Aguçar a curiosidade durante a prática de uma atividade física, pode ser o elemento que faltava para transformar a rotina em algo prazeroso. E no Pilates, a tarefa é facilitada, à medida em que as transformações são sentidas de diversas maneiras.
Fonte: Donna Ludder
Nenhum comentário:
Postar um comentário