quarta-feira, 27 de abril de 2011

Qigong: uma lufada de ar fresco


Joseph Pilates era mestre em incorporar técnicas diversificadas vindas de diversos sistemas de saúde e bem-estar. O fato de seu método focar a respiração, como forma de relaxamento e de permitir a realização de movimentos mais difíceis, está diretamente ligado ao qigong, um sistema chinês de exercícios criado há cinco mil anos. O qigong combina meditação, movimentos de baixo impacto e respiração controlada. Na China (em inglês), mais de 80 milhões de pessoas praticam o qigong regularmente. A popularidade do método está em alta no Ocidente.

Pilates x yoga


Pilates e yoga se tornaram adições aos regimes de exercícios de muitas pessoas. Embora ambos utilizem postura semelhante e tenham como foco a respiração, eles são bastante diferentes. O objetivo do pilates é reforçar os núcleos de força do corpo: os músculos abdominais, as costas e os quadris. O pilates também incorpora longas seqüências de exercícios em esteiras e máquinas. A yoga é mais vista como um estilo de vida. Não requer apenas exercícios concentrados, mas atenção à dieta, respiração, relaxamento e meditação. O pilates também envolve o corpo e a mente em seus exercícios, mas não procura unificá-los da mesma maneira que a ioga.

Por que pilates não é uma marca registrada?

A popularidade do sistema pilates levou a novos padrões de instrução e ao surgimento de uma indústria de equipamentos para exercícios. Subitamente, o nome estava presente em todos os lugares.
Em 1992, Sean Gallagher, comerciante de equipamentos de ginástica e proprietário de uma academia que usava o método pilates conseguiu registrar as marcas pilates e pilates studio. Ele começou a processar as empresas que usassem o nome pilates sem certificação ou autorização. Mas quando Gallagher moveu processo contra a Balanced Body, que fabricava equipamentos pilates desde 1976, um juiz determinou que o nome pilates havia perdido seu significado como marca registrada e que as pessoas que o controlavam "nada haviam feito para impedir terceiros de utilizá-lo como descrição daquilo que ensinam" [fonte: Wilson].

Professional Football players practice Pilates with an instructor.

Joseph Pilates e sua história

Joseph Hubertus Pilates (1880-1967). Joe nasceu na Alemanha em 1880. Cresceu uma criança frágil e doente que sofria de raquitismo, asma e febre asmática. Como tantos outros que sofrem de doenças físicas, Joe tornou-se obcecado com a aptidão física e saúde. Era uma criança que se escondia na floresta e ficava por horas assistindo e observando os movimentos de animais selvagens. Como um adolescente determinado  a superar suas próprias aflições,  estudou anatomia humana, em ambas as formas ,orientais e ocidentais, incluindo os exercícios de Yoga. Com 14 anos, foi posar para cartazes de anatomia e mais tarde, qualificou-se no boxe, ginástica, esqui e mergulho.

Em 1912 foi para a Inglaterra e trabalhou como artista de circo. Percorreu a Inglaterra com sua trupe e se tornou uma estrela. Em 1914, quando a Primeira Guerra Mundial estourou, foi preso em Lancaster, em um acampamento "para os inimigos estrangeiros", juntamente com outros alemães. Foi lá que começou a elaborar seu método de exercícios que mais tarde denominou  de "Contrologia".  Durante esse tempo muitos de seus compatriotas se tornaram seus alunos e seguiram o seu regime de exercício. Nessa época uma epidemia de gripe varreu o país matando milhares de pessoas. E, mesmo estando entre os mais atingidos, todos os seguidores de Joe sairam ilesos. Mais tarde, ele foi transferido para outro acampamento na Ilha de Man, onde trabalhou como enfermeiro e cuidador de muitos internados de guerra que sofriam de doenças e ferimentos físicos. Aí, começou a criar equipamentos para reabilitar seus pacientes. Joe retirava algumas molas debaixo das camas e as anexava às paredes acima da cama do paciente, para criar resistência e permitir movimentos cuidadosamente controlados e precisos para aqueles que estavam acamados. Compreendeu os efeitos curativos do movimento e muitos dos pacientes acamados se recuperavam mais fortes e saudáveis.

Quando a guerra terminou regressou à Alemanha e continuou a desenvolver seu trabalho. Começou a treinar a Polícia Militar de Hamburgo em defesa pessoal e treinamento físico. Em 1925, foi convidado para treinar o novo Exército alemão. Recusou porque não concordava com a direção política que a Alemanha estava tomando. Em 1926, decidiu imigrar para os Estados Unidos e na viagem através do Atlântico conheceu Clara, uma enfermeira, que se tornou sua esposa.


Ao chegar em Nova York em 1926, Joe e Clara abriram uma academia no mesmo edifício onde funcionavam diversos estúdios de dança.

Continuou a desenvolver "Contrologia", e seu método se tornaria uma parte intrínseca da formação de bailarinos , treinamento de força e trabalho de reabilitação. George Balanchine, o famoso coreógrafo estudou com Joe e submeteu muitos de seus bailarinos ao Pilates para fortalecimento, equilíbrio e reabilitação.


Em janeiro de 1966, houve um incêndio na sua construção e, como Joe tentou salvar alguma coisa que pudesse, mas caiu sobre o assoalho queimado. Ficou pendurado pelas mãos por um bom tempo até que foi resgatado pelos bombeiros. Joe faleceu em outubro de 1967. Muitos acreditam que foi este acidente que o levou à morte. Clara, uma enfermeira treinada, que foi considerada por muitos,  um professor mais paciente, continuou a ensinar e impulsionar o estúdio.


Em 1975, Romana Kryzanowska, uma ex-dançarina e estudante de Pilates voltou do Peru e assumiu o estúdio.
Clara morreu dois anos depois, em 1977.
Joe Pilates tinha uma firme convicção de que era cinqüenta anos à frente do seu tempo. Hoje, apesar de especialistas na área de reabilitação e condicionamento  terem modificado o seu método original, os princípios básicos incorporados no método ainda são válidos. Muitos de seus defensores, que honram seu trabalho, sentem que se Joe estivesse vivo hoje, teria feito o mesmo para o progresso do seu trabalho. 
Professores mestres e instrutores da primeira geração, que conheciam Joe e Clara, alegam que eles ficariam muito orgulhos se pudessem saber da popularidade que o seu método atingiu em todo o mundo nos dias atuais.
Fonte : Unit Pilates 




terça-feira, 12 de abril de 2011

PILATES NA GRAVIDEZ TRAZ BENEFÍCIOS Á SAÚDE DO BEBÊ


 A prática de atividades físicas durante a gestação, desde que moderada, promove diversos benefícios à saúde tanto das futuras mamães quanto dos bebês.

 A escolha da atividade física pelas gestantes demanda atenção redobrada, uma vez que influencia diretamente na saúde e bem-estar do bebê. 

As mulheres que praticam pilates durante os meses de gestação apresentam menos desconforto, fadiga e falta de ar. O método pode promover boa postura, ajudar na mecânica corporal, diminuir a dor, principalmente na região lombar da coluna, e o risco de incontinência urinária, promover bem-estar para a mãe e o bebê e minimizar o risco de perda óssea. 


A combinação dos exercícios é adaptada de acordo com as limitações e o perfil de cada pessoa. Os professores são orientados a dar uma atenção especial aos movimentos que envolvem os músculos do assoalho pélvico, que durante esse período ficam bem mais sensíveis e propensos à fraqueza. Mas eles não podem deixar de ser trabalhados, uma vez que desempenham importante papel durante o parto natural e também no processo de recuperação da gestante. 

A aula 
Os exercícios buscam a interação entre o corpo e a mente. Os de relaxamento e consciência corporal, por exemplo, preparam a grávida para o momento do parto e têm por objetivo estreitar a relação da mãe com o bebê. Os exercícios, de forma geral, fortalecem a região abdominal, os músculos da coluna e o assoalho pélvico. Portanto, ajudam no equilíbrio muscular e postural, além de diminuir as dores lombares e melhorar o apoio para o útero. 

Outra opção são os exercícios para as pernas, pés e tornozelos, que diminuem edemas e câimbras. A posição de quatro apoios é uma ótima alternativa, já que minimiza o estresse sobre os vasos dos membros inferiores. As aulas de pilates têm duração de uma hora e o ideal é que sejam feitas, pelo menos, duas vezes por semana. 

A pratica pode ser mantida até poucos dias antes do parto, dependendo das condições físicas de cada uma. Porém, em casos de descolamento prematuro da placenta, sangramentos constantes e doenças cardíacas a atividade não é recomendada. 

Quando praticar: 
A partir das primeiras semanas de gestação. No entanto, é fundamental, antes de começar, receber orientações médicas. Em alguns casos é preferível optar pelo início dos exercícios após o terceiro mês, onde o risco de aborto espontâneo é menor. 

RESPIRE PILATES




O método melhora o humor, a imunidade e a saúde de diversos tecidos corporais


O Pilates já nasceu estreitamente ligado ao tema da respiração. O seu criador, Joseph Hubertus Pilates, foi uma criança raquítica e asmática e passou a vida inteira pesquisando atividades físicas que melhorassem sua função respiratória e, em conseqüência, o seu desenvolvimento corporal.  
Um apaixonado pelo movimento, Joseph Pilates foi buscar informações que muito contribuíram para o que hoje conhecemos como seu método em atividades como ioga e nas diversas modalidades de lutas (Wrestling).     

O resultado disso? Sucesso no seu objetivo. 

É possível, por meio do Pilates, devolver aos sedentários, aos fumantes e ex-fumantes, às gestantes do terceiro trimestre e a tantas outras pessoas que, com freqüência, não respiram de forma eficaz uma organização corporal mais eficiente, uma conseqüente otimização da respiração e melhora da qualidade de vida. Tudo isso também pode prevenir futuros problemas corporais.

A respiração normalmente se distribui em três planos principais: anterior-posterior, lateral e superior-inferior. Com o Pilates, buscamos um equilíbrio desses três planos respiratórios.

Nenhuma dessas respirações sozinha é a correta nem totalmente nociva ou boa; precisamos saber equilibrá-las, otimizá-las e diferenciá-las, desenvolvendo a consciência do momento em que cada uma delas é mais indicada ou necessária.

A respiração é freqüentemente automática e inconsciente, mas também pode ser um ato voluntário e consciente. A respiração pode ser enfatizada como instrumento para atingir qualidade na execução dos movimentos. O contrário também acontece, pois movimentos adequados com a região do tronco estimulam e ampliam a entrada e a saída de ar dos pulmões.

Quando expiramos com mais força e colocamos as mãos na barriga, sentimos a ação dos músculos abdominais, que são os músculos que nos curvam para frente (flexão de coluna). A expiração facilita a mobilização da coluna em flexão. Desta forma, economizamos gasto energético e a execução do exercício é mais eficiente.

Por outro lado, a inspiração profunda faz o peito subir e a coluna iniciar um arco para cima e para trás, essa respiração auxilia a realizar exercícios que exijam a extensão da coluna. A respiração profunda ou forçada otimiza a troca de gases O2 e CO2 e é um excelente treino para os abdominais.

Quando bem desenvolvida, ela explora movimentos laterais, inferiores e posteriores da cesta torácica formada por nossas costelas, a coluna e o osso externo, na parte anterior. Quando essa troca é mais eficiente, o resultado é uma melhora do humor, da imunidade, da saúde dos mais diversos tecidos corporais, diminuindo a depressão, a irritação e o cansaço, tão comuns entre os que utilizam a respiração acessória como fonte principal. 
 A respiração é o nosso primeiro e último ato de vida . 
Alice Becker

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Plataforma vibratória pode ajudar a perder peso e diminuir gordura abdominal


Um estudo apresentado no Congresso Europeu de Obesidade realizado em maio de 2009 na Holanda mostrou que pessoas obesas e acima do peso que se exercitam regularmente na plataforma vibratória, em combinação com uma dieta adequada, tem melhores resultados a longo prazo na perda de peso e diminuição da gordura intra-abdominal do que aquelas que associam a dieta com exercícios convencionais.


Foram estudadas 51 pessoas obesas ou com sobrepeso, a maioria mulheres, por um período de um ano. Nos seis primeiros meses elas foram acompanhadas e orientadas a seguirem o programa de exercícios e dieta. Nos outros seis meses elas deveriam fazer o melhor que podiam por conta própria em relação a uma dieta saudável e exercícios. Medidas corporais, incluindo Tomografia Computadorizada do abdômen foram feitas após três, seis e doze meses de estudo.

Os pesquisadores dividiram os voluntários em quatro grupos.

Não havia diferenças significativas entre os grupos em relação à obesidade e incidência de gordura abdominal ou visceral. Uma perda de 5% do peso corporal é considerada suficiente para melhorar a saúde.

Nos primeiros seis meses, o grupo 1 (só dieta) perdeu em torno de 6% do peso inicial, mas não pode manter os 5% de perda nos seis meses subsequentes.

O grupo 2 (dieta e atividade física convencional) perdeu em torno de 7% do peso inicial nos primeiros seis meses e praticamente manteve essa perda nos seis meses subsequentes (6,9%).

O grupo 3 (dieta e plataforma) perdeu 11% do peso inicial na fase de intervenção e manteve uma perda de 10,5% no final dos doze meses.

O grupo 4 (controle) ganhou 1,5% do seu peso inicial.

O grupo 3 (dieta e plataforma) perdeu 47,8 cm² de gordura visceral nos seis primeiros meses e 47,7cm² no final dos doze meses.

O grupo 2 (dieta e atividade física convencional) perdeu 17,6 cm² na primeira fase do estudo, mas somente 1,6 cm² no final.

O grupo 1 (só dieta) perdeu 24,3 cm² após seis meses e 7,5 cm² após um ano.



Fonte: http://www.nucleofinaforma.com.br/materias.asp?cod=39

A Plataforma Vibratória como recurso terapêutico



O conceito científico da estimulação neuromuscular por vibração foi desenvolvido na década de 80, na antiga União Soviética, com o propósito de combater a perda de densidade óssea e massa muscular em astronautas durante a permanência deles em atmosfera sem força gravitacional.
A plataforma vibratória é um equipamento usado em programas de reabilitação, condicionamento físico ou relaxamento. 
Um treino convencional de resistência muscular pode recrutar de 40 a 80% de fibras musculares, já o treino sobre a plataforma vibratória consegue recrutar de 95% a 100% das fibras musculares .
A plataforma vibratória é um recurso que proporciona resultados diversos e globais com um tempo de treinamento menor que grande parte dos outros recursos. 
Geralmente uma sessão na plataforma dura de 10 a 15 minutos e o profissional ainda dispõe de tempo para a realização de outras técnicas e recursos fisioterapêuticos e estético, maximizando os resultados em menor tempo.
PROMOVE:
  • ganho de força
  • potência e resistência muscular
  • relaxamento muscular
  • aumenta a capacidade individual de recuperação contra lesões
  • melhora o funcionamento dos sistemas nervoso e digestivo
  • melhora a coordenação e o equilíbrio
  • ativa o sistema de drenagem linfática
  • fortalece os tecidos em geral. 
  • reduz a osteoporose
  • combate a artrose e outras doenças articulares e ósseas
  • melhora a circulação sanguínea
  • regulariza a pressão arterial
  • melhora e reforça as articulações, os ligamentos e os tendões 
  • melhora a função cardiovascular.

Estudos científicos mostram que a utilização da plataforma vibratória como recurso terapêutico incrementa o ritmo do metabolismo basal, promove o aumento do consumo calórico diário e reduz a gordura corporal (Pneumex and S. Sordorff. PT, Sandpoint, Idaho); reduz a celulite (Sanaderm, Health clinic, Germany); provoca a diminuição do cortisol - hormônio do stress (European Journal of Applied Physiology. 2000 Apr; 81(6):449-54), recupera a massa magra (International Journal of Sports Medicine. 2004 Jan; 25(1):1-5) e torna os músculos e as articulações mais flexíveis e disponíveis (T. Whiteman, fisioterapeuta).

A PLATAFORMA VIBRATÓRIA  vem sendo muito utilizada com exercícios cinesioterápicos como os exercícios resistidos, os alongamentos e os exercícios proprioceptivos; nas sessões de Pilates; nos exercícios de Core e nas estabilizações segmentares estáticas e dinâmicas. 


CONTRA INDICAÇÕES DO USO DA PLATAFORMA VIBRATÓRIA:
  • Casos de inflamações agudas
  • Infecções e/ou febre
  • Artropatia e artroses agudas
  • Artrite reumatóide aguda
  • Enxaqueca aguda
  • Feridas pós-operatórias
  • Implantes metálicos ou sintéticos como marca-passos, válvulas cardíacas artificiais, endopróteses vasculares recentes. 
  • Gravidez
  • Tromboses agudas
  • Agravamento dos ataques cardíacos
  • Problemas graves nas costas (Como hérnia de disco aguda)
  • Osteoporose severa
  • Espasticidade
  • Atrofia de Sudek em estado I
  • Tumores metástases no sistema músculoesquelético 
  • Vertigem posicional paroxística benigna.