segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Avaliação Física : Indispensável à prática de exercícios


Avaliação Física : Indispensável à prática de exercícios


"INFELIZMENTE MUITOS ESTÚDIOS NÃO FAZEM ESTA AVALIAÇÃO.
AGORA, ME RESPONDAM UMA COISA ÓBVIA:
 COMO UM INSTRUTOR DE PILATES DIZ PODER DAR UMA AULA PERSONALIZADA, E GARANTIR MELHORAS OU METAS, SE ELE NÃO CONHECEU AS LIMITAÇÕES E AS COMPENSAÇÕES ANATÔMICAS DESTE ALUNO???
PENSEM QUERIDOS ALUNOS E PRATICANTES DO MÉTODO. 
MUITO CUIDADO AO ESCOLHER UM ESTÚDIO DE CONFIANÇA.
SENTIR DOR NÃO É NORMAL!!!
ÓTIMA AULA A TODOS, E FICA AQUI A DICA PARA PENSAREM....   
 Dra. Fernanda Elhiage  "
A prática de exercícios físicos é fundamental para a promoção e manutenção da saúde, pois atua como importante fator de prevenção às doenças crônicas degenerativas, além de auxiliar no tratamento das mesmas.
Entretanto, o exercício físico só pode ser prescrito adequadamente se precedido de uma avaliação física eficiente. É indispensável ao profissional de educação física e fisioterapia conhecerem o nível de aptidão física inicial do seu cliente no que diz respeito à postura, composição corporal, força e resistência muscular, flexibilidade, além da resistência cardiopulmonar.
É a partir desta avaliação física que o profissional poderá prescrever os exercícios com segurança, a fim de atender às necessidades e aos objetivos do praticante. Além, disso, a realização de reavaliações periódicas permite identificar a eficiência do programa de exercícios físicos e a necessidade de possíveis adaptações em função dos resultados obtidos. Fazer exercícios físicos sem a realização de uma avaliação física é como tomar medicação sem realizar exames diagnósticos que identifique o que o paciente tem e qual o tipo de tratamento adequado, ou seja, os resultados nunca serão satisfatórios e poderá ocasionar riscos a saúde.
Muitas vezes os clientes de academia não dão importância para a avaliação física, pensando que é apenas mais um custo para que possam se exercitar; entretanto, deveriam encarar – lá como uma forma de identificar possíveis riscos à saúde, de conhecer a aptidão física e as reais necessidades do seu corpo, de acompanhar sua evolução ao longo do programa de exercícios. A realização da avaliação física deve ser vista com a sua devida importância: “Um dever de quem prescreve exercícios físicos e um direito de quem os pratica”.
Fonte : Centro de Estudos e Pesquisas Sanny - CEPS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário